OS QUATRO TEMPERAMENTOS E SUA INFLUENCIA NA NOSSA SAÚDE

Os quatro temperamentos tem ligação ao quatro elementos da natureza?

A teoria dos 4 Temperamentos surgiu por volta do ano 400 AEC, foi criada pelo filósofo grego e o pai da medicina, Hipócrates . É estudada e utilizada ate hoje. Cada tipo de temperamento está ligado a um fluido do corpo humano, que tem maior domínio sobre o indivíduo.

O temperamento dos indivíduos tem sido objeto de estudo de diversos profissionais interessados no lado emocional dos seres humanos. A maioria das teorias apontam a existência de quatro grupos de temperamentos: sanguíneo, fleumático, colérico e melancólico.

OS QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA E A SAÚDE

Como terapeuta natural e bruxa, eu trabalho com os 4 temperamentos associado aos 4 elementos da natureza, que também esta presente e influencia muito na nossa vida. Ar, água, fogo e terra. Os temperamentos com os elementos ficam da seguinte forma:

Sanguíneo/Ar ,

Fleumático/Água,

Colérico/Fogo e

Melancólico/Terra.

Sabemos que na astrologia temos os 4 elementos e os signos são divididos entre esses elementos. Cada um dos elementos rege 3 signos.  As caraterísticas do Elemento influencia a personalidade dos signos.

Por exemplo, o elemento água, temos os signos de Câncer, Escorpião e Peixes. Esses três signos são diferentes em varias coisas,  mas são semelhantes em outras devido à regência do elemento água. No geral eles têm a intuição muito forte, e são emotivos. O mesmo acontece com o temperamento fleumático.

Para ficar mais fácil de entender, vou fazer uma breve descrição de cada temperamento.

Sanguíneo/Ar

Este temperamento é expansivo, otimista e impulsivo. Extrovertidos e sensíveis, os sanguíneos são indivíduos que não passam despercebidos, pois são espontâneos e gostam de interagir. Além disso, costumam fazer gestos largos e falar bem em público. ( assim como Gêmeos, Libra e Aquário).

Predisposição à doenças: do pulmão, coração, braços, mãos, perda da capacidade imunológica, hipertensão arterial, palpitações, colesterol alto.

Problemas Emocionais são: dificuldades de relacionar-se com o outro, falta de amor, solidão e pânico.

Lado positivo: comunicativos, entusiastas, afável, bom companheiro, compreensivo.

Lado negativo: impulsividade, exagero, falta de atenção, superficialidade, indisciplinado, barulhento, impulsivo, egocêntrico.

Fleumático/Água

Este temperamento é sonhador, pacífico, dócil. Os fleumáticos prezam a rotina, o silêncio e dificilmente perdem o controle, pois costumam avaliar antes de reagir. São pacientes, observadores, disciplinados, preferem não manifestar suas opiniões em público e não costumam reagir bem às críticas. (Assim como Câncer, Escorpião e Peixes).

Predisposição à doenças: Cãibras, cólicas menstruais, TPM, insônia, problemas renais, circulatórios, reprodutor e bexiga.

Problemas Emocionais são: desejo sexual excessivo ou ausente, apego , hostilidade, melancolia alternada com euforia.

Lado positivo: calmo, eficiente, confiável, líder, cauteloso, diplomata, otimista, bem humorado.
Lado negativo: indecisão,  lentidão, inseguro, desmotivado, pretensioso, calculista, temeroso.

Colérico/Fogo

Este temperamento é explosivo, ambicioso e dominador. Indivíduos coléricos são determinados e possuem grande capacidade de planejamento, além de muita energia e impulsividade. São líderes natos e explosivos. (Assim como Aries, Leão e Sagitário).

Predisposição à doenças: da biles e inflamatórias, problemas urinários, digestivos, baço e fígado;

Problemas emocional: estresse, fadiga mental, falta de concentração, preocupação excessiva, paranoia.

Lado positivo: determinação, praticidade, Enérgico, Independente, otimista, Prático, Líder.

Lado negativo: egocêntrico, intolerante, impaciente, cruel, insensível, agressivo, prepotente, sarcástico.

Melancólico/Terra.

Este temperamento é tímido, artístico e solitário. Os melancólicos têm a sensibilidade muito aflorada, e são pessoas profundas, detalhistas e introvertidas, com tendência a guardar seus sentimentos. São fiéis, desconfiadíssimos e tendem a escolher profissões que possam exercer sozinhos. (Assim como touro, virgem e capricórnio).

Predisposição à doenças: pressão baixa, cansaço, anemia, problemas com o intestino grosso, pés e ossos, excesso de peso.

Emocionalmente: solitário, criativo, desconfiado,  forte ligação com a mãe

Lado positivo: perfeccionista, leal, minucioso, dedicado, sensível, idealista, habilidoso.

Lado negativo: Egoísta, antissocial, perfeccionista, complexado, pessimista, confuso, crítico, vingativo, inflexível.

Todos nos temos um pouco dos quatro temperamento assim como temos um pouco dos 4 elementos. Mas, sempre tem um temperamento/elemento que esta mais evidente. A maioria das pessoas tem mais forte o elemento ligado ao seu signo solar, mas é muito comum a pessoa ter um elemento em evidencia em sua personalidade que não tem nada a ver com o signo.

Não usamos apenas a astrologia para identificar quais elementos estão em desequilíbrio. Isso é feito no atendimento com um terapeuta que trabalhe com os 4 temperamentos/elementos durante uma conversa. Na astrologia o elemento que estiver mais “forte” pode não ser exatamente o elemento que precisa de equilíbrio. E não podemos esquecer que são os 4 TEMPERAMENTOS e os 4 ELEMENTOS, e não somente os 4 elementos.

Dificilmente você terá um único temperamento em desequilíbrio, quase sempre tem um muito forte e um muito fraco, sendo assim, você tem que equilibrar os dois.

Saiba que isso não é algo que você precisa carregar pelo resto de sua vida. Nossa personalidade muda com o passar do tempo, e conforme vamos amadurecendo. E você pode e deve buscar a melhora do seu lado negativo. Isso é evoluir. Estamos aqui para isso.