Conhece a lenda da Vitoria Regia

Nosso Brasil, tão lindo, tão rico e tão desvalorizado em vários sentidos, tem muitos mitos e lendas de arrepiar a alma. 

Um desses mitos fala sobre nossa linda vitória regia, e de um espirito encantado, um Elemental da água (sim, como as fadas gnomos, ondinas, salamandras, duendes, temos elementais nativos brasileiros 🙂 ).  

*Eu fiz uma releitura desse mito, mas a essência continua a mesma. 

Esse mito fala sobre a importância de ser persistente, de mudar de estratégia quando uma não esta funcionando, e da morte necessária para o renascimento ( fim de um ciclo para o inicio de outro).

 

Salve as forças da floresta!

Salve nossos deuses Nativos!

Salve nossos elementais nativos!

Salve a força espiritual do Brasil!!!




Boa leitura!!!

 

 

Jaci a deusa lua e Guaraci o Deus sol, se amavam intensamente, mas se viam raramente. Jaci dizia a seu amado que ele tinha a companhia dos homens durante o dia. Enquanto ela passava a maior parte do tempo sozinha.
Raramente tinha uma companhia.

Guaraci vendo que sua amada e
stava muito triste, resolveu presenteá-la. Todos os dias, ele escolhia uma das belas moças da tribo, e transformava em estrela….

…Uma índia chamada Naiá, que amava Jaci com todas as suas forças ficou sabendo, e viu ai uma oportunidade de realizar um grande e antigo sonho.

Todos os dias, quando o Deus sol aparece, ela pede para ser uma das escolhidas. Fez isso por muito tempo, mas, nunca foi escolhida.
Ela não desistiu.

Naiá resolveu pedir diretamente a Jaci, afinal, se Jaci falasse com Guaraci, ele certamente atenderia o desejo de sua amada.

E assim fez. Toda noite Naiá vai até o grande Lago, fica admirando a lua, e pedindo para ser uma das escolhidas. Quando começa a amanhecer, Naiá sai correndo em direção ao horizonte, tentando alcançar Jaci. Mas ela nunca chega a tempo.

Naiá começou a ficar doente, não se alimentava mais, não dormia direito, só pensando em Jaci, sua amada Deusa Lua.
Ela não desiste, sabia que cedo ou tarde seria escolhida.

Em mais uma tentativa, Naiá senta à beira do lago, e começar a pedir a Jaci que a transforme em estrela. E quando ela olha para o lago, la esta Ela.
A bela Jaci a quem tanto amava finalmente escutou seus apelos. Tao brilhante e apaixonante como nunca tinha visto bem ali, pertinho dela dentro do grande lago.

Então Naiá pula dentro d’água e sai nadando em direção a Jaci, e quando chega perto, ela percebe que era só o reflexo. Jaci não veio busca lá.
Já sem forças, Naiá não consegue voltar a margem, e acaba se afogando.

Quando soube o que aconteceu com Naiá, Jaci ficou bastante comovida. Ela sentia que o único que a amava mais que Naiá era Guaraci.

Então Jaci resolve fazer uma linda homenagem. Não a transformou em uma estrela iguais às outras. Transformou numa “estrela d’água”, única e perfeita.

Deu lhe o nome de Vitória Régia. Naiá ficou tão agradecida que suas flores só se abrem a noite. E tem um perfume delicioso e encantador.
Ao nasceu do sol, Naiá, agora chamada de Vitória Régia deixa suas flores rosadas.



 Essa versão esta protegida contra plagio. Registrado na Copyrighted dfakiBzoaHLjASFn

 Pode compartilhar, mas mantenha a autoria e a fonte 😉