A palavra “Chakra” vem do Sânscrito e significa “roda”. Chakras são vórtices de energia em movimento.

Os Chakras são as chaves para saúde física, emocional, mental e espiritual. São eles que filtram e conduzem as energias telúricas e cósmicas, para que possam se combinar e nos proporcionar equilíbrio e saúde.

Temos milhares de Chakras espalhados pelo nosso corpo, porém a maioria conhece e trabalha com sete. Os sete Chakras principais ficam localizados ao longo da coluna vertebral do corpo e, seguindo a Tradição Hindu, os Chakras têm cores diferentes das que conhecemos atualmente. As cores do arco íris só foram associadas aos Chakras quando ​”eles chegaram” ao ocidente.

Cada um dos 7 Chakras principais estão ligados a glândulas  importantes e a vários órgãos e membros do nosso corpo. Quando estão desequilibrados afetam as glândulas, membros e os órgãos, causando assim a doença no corpo físico e desequilíbrios emocionais, mentais e espirituais.

Existe diversas formas de equilibrar, mas é preciso cuidado:

​​VEJA AS DOENÇAS RELACIONADAS A CADA CHAKRA

Com esse despertar para espiritualidade e para os métodos de curas naturais e vibracionais, uma das coisas que mais vemos é o Equilíbrio dos Chakras.​ 

Tem diversos artigos falando sobre como equilibrar os Chakras usando principalmente pedras e cristais. 

Porém o que muitos não falam (talvez porque não saibam) é que não é certo SEMPRE usar pedras e cristais simplesmente porque tem a mesma cor dos Chakras.

Cada pessoa é uma pessoa, e não podemos esquecer isso na hora de trabalhar com as energias dos Chakras. 

É muito importante saber que tipo de “equilíbrio” seu chakra precisa.

Vou usar como exemplo o chakra básico.

Uma das pedras mais usadas e vendidas em kits de cristais para os Chakras é o Jaspe vermelho ( para o Chakras básico).

Para algumas pessoas, o jaspe vermelho funciona perfeitamente, para outras não. Já parou para pensar por quê?

Porque somos seres únicos, e nem tudo que é bom para um será bom  para outro. Muitas vezes o jaspe vermelho que equilibrou o chakra básico da sua amiga, não vai equilibrar o seu. 

Talvez o seu Chakras básico precise de uma granada, uma hematita, ou uma bronzita. Ou talvez precise de uma pedra de outra cor, uma cor clara. Siiimmm, não utilizamos apenas pedras e cristais vermelhos e pretos, no chakra básico, também usamos pedras de outras cores, inclusive pedras mais claras.

Devemos ter muito cuidado quando vamos equilibrar nossos Chakras com cristais. (na verdade devemos ter cuidado com a utilização dos cristais de modo geral, mas detalhes na postagem sobre cristais, aguardem).

Os Chakras são muito importantes para nossa saúde e quando entram em desequilíbrio, nem sempre ele precisa ser “ativado”. Algumas vezes ele precisa ser “sedado”.

Mais um exemplo:

Ainda no chakra básico, quando ele está super ativo (girando muito rápido), um dos sintomas emocionais é o medo, um sintoma físico é a magreza exagerada.

​Agora imagina se você colocar um cristal vermelho (por exemplo) para “equilibrar” esse chakra! Ao invés de melhorar, você vai piorar, cristais vermelhos, ativam/ aceleram o chakra básico. O que vai acontecer é você ficar com mais medo, e/ou emagrecer mais. Porque seu chakra já está ativo, ele precisa ser sedado, e não fazemos isso com cristais vermelhos.

Sem falar das propriedades do cristal usado, isso também faz toda a diferença. O jaspe, a granada, e o rubi,  são pedras vermelhas mas elas têm propriedades curativas, energéticas e mágicas diferentes.

Um cristal não deveria ter suas propriedades resumidas pela cor.

Basicamente, quando vamos equilibrar um chakra, devemos fazer com cuidado, sabendo exatamente porque colocar determinada pedra, é essencial (eu insisto), saber se nosso chakra precisa ser ativado ou sedado. E não pegar um kit de pedras dos Chakras e colocar indiscriminadamente.

Não vou citar quais pedras claras sedam os Chakras, pois isso deve ser feito por um profissional qualificado. 

Isso também vale para o LADO QUE O CHAKRA GIRA. Ainda temos o péssimo hábito de ver tudo preto e branco, temos que nos lembrar que existem vários tons de cinza. Precisamos desapegar do conceito de bem e mal para enxergar as infinitas possibilidades entre eles. 

Muitas pessoas ainda se prendem ao “chakra girando para esquerda é ruim e girando para direita é bom”, não é assim que funciona. Ao invés de se preocupar com os Chakras girando para esquerda, preocupe-se com o fato de alguns girar para esquerda e outros para direita, todos devem girar para o mesmo lado.

Existe diversas formas de equilibrar os Chakras, entre elas estão:

  • Cristais 
  • Mantras e músicas 
  • Afirmações
  • Exercícios 
  • Meditação 
  • Ervas
  • Alimentação
  • Formas geométricas
  • Cores
  • Florais
  • Óleos essenciais/ aromáticos
  • Reiki e outras formas de energização pelas mãos.

VEJA AS DOENÇAS RELACIONADAS A CADA CHAKRA

Namasté! Abençoadas(dos) Somos!