Ansiedade, má digestão ou alergia a picadas de insetos são alguns dos problemas que podem ser tratados usando Alfazema, uma planta medicinal muito versátil.

A alfazema é uma planta medicinal e aromática amplamente utilizada na produção de perfumes, cosméticos e também de produtos de limpeza pelo seu cheiro suave e agradável. Ela tem propriedades relaxantes, calmantes, antiespasmódicas, analgésicas e antidepressivas, que pode ser usada na forma de chá usando flores secas ou sachês ou ainda na forma de óleo essencial.

Ela faz parte da família das Lamiaceae, trata-se de um arbusto de pequeno porte com flores violeta.

O seu nome científico é Lavandula angustifolia e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em alguns mercados ou feiras livres.

A Alfazema serve para tratar diversos problemas como:
• Problemas do sistema nervoso como ansiedade, angústia ou agitação;
• Má digestão e irritações no estômago;
• Problemas de pele e alergias a picadas de insetos;
• Cansaço e exaustão física;
• Problemas de sono;
• Excesso de gases;
• Má circulação e hipotensão arterial;
• Enxaquecas e espasmo;
• Asma brônquica.

O banho quente com Alfazema possui um excelente efeito relaxante, calmante e tranquilizante que ajuda no tratamento do excesso de estresse, ansiedade e problemas de sono.

Na umbanda A Alfazema é planta de Iemanjá e Oxum.
Aquele sentimento de tranquilidade, paz, segurança… Cheiro de casa de mãe. E não é mesmo?

Alfazema também é planta ritualística e pode ser usada em banhos, defumações e benzimentos.  É utilizada também para abrir caminhos e nos rituais para o amor.

Restabelece o equilíbrio energético do nosso corpo e também limpa e purifica ambientes, trazendo paz e harmonia para a residência.

Alfazema desenvolve em nosso corpo espiritual uma leve camada de energia, atuando sempre em nossos Chakras buscando realinhar vibrações que sofrem constantemente com influências externas e até mesmo com os nossos próprios pensamentos.
Na bruxaria ela é muito utilizada para amor, limpeza energética, e no hoodoo é muito usada para fazer óleos e “perfumes” para atrair homens.

Deuses: Iemanjá, Hécate, Oxum, Saturno e Vesta.

SABÁ: SOLSTÍCIO DE VERÃO

Efeitos colaterais da Alfazema
O principal efeito colateral da Alfazema é a sonolência, devido ás suas propriedades relaxantes e calmantes, mas isto apenas se verifica quando esta é ingerida em excesso.

Contraindicações da Alfazema
A Alfazema é contraindicada para pacientes com úlceras gástricas e durante a gravidez, sendo também contraindicada para pacientes com alergia ao óleo essencial.
Além disso, a alfazema também apresenta propriedades que beneficiam a pele e o rosto, podendo ser utilizada para fazer uma hidratação natural.

Fontes:
Sua Saúde
Umbanda EAD
Enciclopédia de Ervas Magicas

Arquivo Pessoal