MULHER DE FASES – PORQUE SOMOS CÍCLICAS NÃO LOUCAS

Uma das principais ferramentas no sagrado feminino para o autoconhecimento e reconexão com a essência feminina é o (re)conhecimento dos nossos ciclos.

Muitas mulheres perderam a ligação com seu corpo/templo sagrado, e tem visto a menstruação como um fardo.
Muitas usam hormônios sintéticos (pílulas anticoncepcionais) não só para evitar a gravidez, mas para evitar a menstruação, cólicas, TPM e o que mais vier com ela.
Mas quando nos conectamos com nossa essência, vemos a menstruação como uma dadiva da Deusa, aproveitamos melhor cada fase, rendemos mais em todos os campos da nossa vida física e espiritual, além de aprender muito sobre nos mesma.
Cada dor, cada incomodo físico é o nosso corpo tentando nos alertar sobre algo. Se durante a TPM (FASE DA FEITICEIRA) ficamos muito irritada (por exemplo), é porque estamos nos negligenciando de alguma forma.
*Logo mais falarei sobre como saber o que nosso corpo esta tentando nos dizer com a TPM, cólicas e outros incômodos. Por hora vamos conhecer um pouco sobre nossas fases e tirar o máximo de proveito delas.*
Toda mulher é regida pela lua, independente da idade ou se menstrua ou não (embora essa influencia seja muito sutil antes da menarca e em alguns casos depois da menopausa).
O ciclo menstrual da maioria das mulheres tem 28 dias assim como o ciclo da lua. E também como a lua temos 4 fases que são:

– A Amazona, a Lua Crescente, A Primavera ou a fase Dinâmica
– A Mãe, a Lua Cheia, o Verão ou a fase Expressiva
– A Feiticeira, a Lua Minguante, o Outono ou a fase Criativa
– A anciã, a Lua Nova, o Inverno ou a fase Reflexiva

A ANCIÃ, LUA NOVA, INVERNO, REFLEXIVA 

Foto Google

 

Para as mulheres que menstruam, começamos a contar nosso ciclo no primeiro dia de menstruação. Não importa se foi uma manchinha escura na calcinha, ou se veio uma enxurrada. Esse é o primeiro dia do ciclo.
Ai inicia a fase da Anciã. Dura aproximadamente 7 dias. (Dias 1 ao 7 do ciclo)
Estamos no inverno emocional. Os dias são mais escuros e frios, mas em compensação, podemos ver melhor as estrelas.
O que isso significa?
Que estamos mais cansadas, sensíveis e antissociais, mas temos uma capacidade muito maior de nos conectar com a deusa e vemos com mais clareza coisa sobre nos mesmas.
É o momento de recolhimento, é quando nossa energia esta mais em baixa, temos mais sono. As vezes nos pegamos sonhando acordada, temos mais facilidade em refletir sobre o ciclo que finalizou, e aumenta nossa capacidade de entender o que queremos da vida.
Nosso corpo gasta muita energia então fisicamente ficamos mais cansadas. Nossa mente acompanha o ritmo do corpo, o raciocínio fica lento, a memoria falha, é o pior momento para trabalhos intelectuais, que precise pensar muito.
Fica muito difícil manter a concentração. Nos precisamos de mais tempo de sono nessa fase, mais descanso. É a melhor fase para meditações, rituais, e afins.
Trabalhos de artesanatos só se for algo fácil e repetitivo, se tiver muito detalhes, é melhor não, pois as chances de ter que desmanchar e refazer varias e varias vezes são grandes.
Nossa mente precisa de descanso assim como nosso corpo, não esqueça.
 
SEXUALIDADE NA FASE ANCIÃ
As energias sexuais são mais intensas, nessa fase, podemos ter experiências de uma profundidade que não encontraremos no restante do ciclo. Por estarmos mais sensíveis, a necessidade de dar e receber amor se multiplica.
É a melhor fase para fazer magia sexual.
 
APROVEITE ESSA FASE PARA:
  • Descansar corpo e mente
  • Fazer analise sobre o que quer e ou precisa mudar para alcançar um objetivo
  • Meditações, Rezas
  • Viagem astral
  • Rituais e feitiços
  • Perdoar
  • Ficar sozinha
  • Conectar se com a natureza
 
EVITE:
  • Ficar irritada por não conseguir “render” como gostaria
  • Trabalhos analíticos
  • Trabalhos pesados e cansativos
  • Tomar muito café e estimulantes em geral
  • Ficar muito tempo sem comer
  • Dormir pouco
 
 Deusa Ioruba Nanã
FASE DA AMAZONA, CRESCENTE, PRIMAVERA, DINÂMICA 
 

 

Essa é a fase pré ovulatória, o período fértil. A fase mais produtiva mentalmente de o ciclo menstrual. Nessa fase nossa energia esta crescente, como a lua externa. O arquétipo é o da donzela. Sua estação é a primavera, pois, depois de uma fase escura do inverno, chega à luz e as flores da primavera. Uma nova energia. Momento de plantar novas sementes. Muitas ideias surgem nessa fase. Fase perfeita para planejar. Nossa mente esta a todo vapor.
A alegria dessa fase dinâmica é o sentimento que ela traz de si mesmo confiança, autoconfiança, independência e o aumento físico energia e clareza mental que nos capacita a agir.
Mas ainda não estamos no ápice.
Nossa libido vai às alturas. Essa é a melhor fase para compensar MENTALMENTE o que não conseguimos fazer na fase da anciã. Temos muito mais energia, com frequência queremos e (fazemos) varias coisas ao mesmo tempo. A memoria melhora, é muito mais fácil estuda e aprender novas coisas, nossa autoestima em alta nos que nos deixa mais ousadas.
 
SEXUALIDADE NA FASE DA DONZELA
Nesta fase, a sexualidade se torna extrovertida, voltada para o flerte e a diversão. Como uma jovem, sua natureza sexual é viva e renovada. A autoconfiança em relação ao seu corpo lhe confere uma sensualidade jovial que se reflete em seu comportamento, tornando seus atos sexuais cheios de diversão e amor.
 
APROVEITE ESSA FASE PARA:
– Cumprir varias tarefas ( uma de cada vez)
– Começar algo novo
– Tomar iniciativas
– Aproveitar as habilidades mentais para aprender algo novo, resolver problemas, preencher formulários…
 
EVITE:
– Fazer tudo sozinha
– Ignorar totalmente as necessidades e opiniões dos outros
– Fazer muitas coisas ao mesmo tempo
– Ser impaciente com as pessoas ou quando os resultados não vêm rapidamente.
Deusa Donzela Brasileira Iara
A MÃE, CHEIA, VERÃO,  EXPRESSIVA 

 

 
Depois da Primavera, vem o verão. O arquétipo da nossa faze ovulatória é o da mãe.
E é exatamente assim que nos sentimos e agimos, como mãe. Como as mãe temos maior a necessidade de nos doar, de auxiliar os outros. Esta fase nos trás mais força e energia porem, enquanto a donzela mantem nosso foco em nos, a mãe leva nosso foco aos outros. Então toda essa força e energia quase sempre são voltadas ao próximo.
 
Das 4 fases que temos, a mãe é a mais difícil de identificar. Acontece que a fase da mãe, nos trás características, sentimentos e energias que é considerado pela sociedade patriarcal como o normal, o certo. Afinal, toda mulher deve ser amorosa, cuidar bem dos outros, (principalmente marido e filhos), toda mulher deve se doar plenamente. A alta na libido da mulher hoje é mais aceita pela sociedade (não muito, mas mais que a 10 anos atrás por exemplo), então não choca muito. Já as fases da feiticeira e da anciã, são vistas como disfuncional. Doença.
 
SEXUALIDADE NA FASE DA MÃE
Na fase donzela nos transamos, na fase da mãe nos fazemos amor.
Na fase da mãe nossa energia chega ao auge, e com a libido não é diferente.
Miranda Gray diz no livro Lua Vermelha:

“Um forte impulso sexual, que carrega um profundo amor pelo parceiro, também está presente nessa fase. Fazer amor traz a alegria de se dar por completo ao outro e lhe conceder prazer. O cuidado e o amor que você sente pelo parceiro abre mais profundamente sua consciência, de modo que você se sente mais velha – além do tempo real –, e seu parceiro se torna seu “filho” ”.

APROVEITE ESSA FASE PARA:
– Socializar
– Trabalhos criativos
– Fazer amizades, novos contatos.
– Apoiar os outros
– Resolver conflitos
– Retomar contatos com pessoas que não fala a muito tempo
– Apresentar-se aos outros e mostrar suas habilidades
– Tomar decisões importantes
 
EVITE:
– Fazer demais pelos outros
– Achar que precisa dar para ser querida/amada
– Assumir responsabilidades demais por si e/ou pelos outros
– Ignorar suas próprias necessidades
– Desejas ser essa pessoa para sempre
– Deixar que tirem proveito de você
 
Na foto Isis Deusa mãe egípcia

A FEITICEIRA, MINGUANTE, OUTONO, CRIATIVA 
 
 
Chegamos a temida fase da feiticeira. É a fase pré-menstrual, a fase da TPM.
Assim como a lua externa, depois do seu auge na fase cheia, nossa energia começa a minguar.
É a fase mais difícil para algumas mulheres, tanto para conciliar as energias com o dia a dia, quanto as energias e emoções que a feiticeira trás.
Nossa força e disposição vão diminuindo aos poucos, começamos a ficar mais agitadas e cansadas, queremos fazer mais e mais coisa, mas não temos muita energia para agir como agíamos nas fases da donzela e da mãe. Nosso cansaço e vai aumentando e se transformando em raiva, frustração, à culpa e à auto rejeição. Tudo porque fazemos uma autoanálise destrutiva, começamos a nos preocupar o que os outros estão pensando sobre nos, porque não estamos rendendo como antes, ou por estarmos mais cansada, principalmente quando trabalhamos fora. Infelizmente a grande maioria dos homens ignora totalmente a necessidade que as mulheres tem de diminuir o ritmo quando estamos na fase pré menstrual ( grande parte das mulheres não sabem, imagina os homens…).
Ao se aproximas do final da fase da feiticeira, vamos voltando mais ao lado espiritual, nossa intuição começa a aumentar.
A fase da Feiticeira é o melhor momento para aprender sobre praticas espirituais como meditação e adivinhação, e praticá-la na vida cotidiana, enquanto a Bruxa Anciã é o melhor momento para usá-la com o objetivo de descobrir seu propósito mais profundo na vida e seu caminho no mês que vem pela frente.
 
SEXUALIDADE NA FASE FEITICEIRA
Nessa fase nos sentimos muito mais sensual, e desperta nosso instinto mais “selvagem”.
Durante essa fase nosso poder sexual fica mais tentador e assustador para alguns homens, pois, tomamos mais a iniciativa, podemos ficar agressiva, exigente ou mesmo vampiresca e é direcionada para a autogratificação.
 
APROVEITE ESSA FASE PARA:
– Descobrir o que você precisa. Tire uns minutos por dia (todos os dia) se se pergunte: O que eu realmente preciso? Como posso dar isso a mim mesma? Uma dica, anote na mandala lunar, você pode se surpreender com as respostas
– Use seu entusiasmo para criar coisas novas
-Encontre formas de liberar o estresse
– Esclarecer situações profundas
– Procurar problemas ou erros (melhor fase para encontrar erros, seja no trabalho ou na vida)
– Estudar assuntos voltados a espiritualidade e esoterismo.
 
EVITE:
– Acreditar nas emoções negativas e historias “maluca” que sua mente criar
– Ser autocritica
– Confiar na memoria (escreva tudinho)
– Tomar decisões importantes (evite ao máximo)
– Deixar se dominar pela frustração, irritabilidade, agressão e vulnerabilidade.
– ceder às compulsões alimentares. Muitas vezes a necessidade de nutrir-se emocionalmente é suprida com comida, bebida ou entorpecentes (álcool cigarros, por exemplo). Não faça isso com você.
– Descontar suas frustrações nos outros.
 

Deusa Negra Hindu Kali