O que você sabe sobre a coruja?
Aqui no Brasil a coruja é tida como uma ave de mau agouro, você sabe o porque disso?
Além de sabedoria, quais outras qualidades espirituais/magicas a coruja possui?
Descubra isso e muito mais lendo a postagem completa
![]() |
Rasga mortalha – Suindara |
CORUJA
Família: Strigidae; Tytonidae
Variantes / subespécies / outros nomes populares e comuns: coruja-das-torres, coruja-das-neves, coruja-serra, coruja-barrada, rasga mortalha, suindara, coruja de igreja (Brasil)
Distribuição geográfica: as corujas podem ser encontradas em todas as regiões geográficas, exceto na Antártica.
Ambiente: O ambiente preferido depende da espécie de coruja. As corujas podem ser encontradas em florestas profundas, desertos, pastagens abertas e até mesmo em regiões montanhosas.
Descrição física: existe uma variedade tão grande de corujas que é difícil fornecer uma quantidade exata. Os tamanhos variam desde a minúscula coruja elfa com aproximadamente 5 polegadas (Aprox. 12 cm) até a coruja águia com aproximadamente 28 polegadas (aprox.. 71 cm) de comprimento. Em geral, as corujas têm dois discos faciais de penas voltados para a frente. Os olhos são colocados no centro desses discos, que podem ser ajustados para direcionar a luz e o som para os olhos e para os ouvidos. A plumagem geralmente é projetada para permitir que essas aves se camuflam facilmente nas sombras e na folhagem.
Fatos interessantes: As corujas geralmente são pássaros noturnos, embora alguns sejam ativos no crepúsculo e perto do amanhecer também. Muitas corujas podem voar quase silenciosamente graças a penas especiais ao longo das bordas de suas asas.
As corujas são cautelosas e enxergam muito bem à noite. Eles também têm excelente audição, o que os permite localizar facilmente as presas. Essas aves engolem as presas inteiras ou em pedaços e regurgitam elementos não digeríveis, como ossos e pelos/pena, na forma de pelotas. Com os olhos voltados para a frente, as corujas têm a capacidade de virar a cabeça de um lado para o outro em mais de 200 graus para mudar sua linha de visão.
Mitos, folclore e associações culturais: as corujas possuem um complexo folclore associado a elas. Em muitas culturas, ver ou ouvir uma coruja era um presságio de morte ou má sorte. Em algumas culturas, a coruja é associada a feitiçaria e bruxaria maliciosa. As associações negativas ou cheias de medo podem surgir do fato de que as corujas são ativas à noite, um momento em que os humanos estão menos confiantes e se sentem inseguros.
No Brasil esta associada à Deusa Matita Perera, um dito popular diz que ela era uma mulher velha e assustadora que morava na mata e podia se transformar na coruja rasga mortalha, também levava crianças malcriadas a noite.
No entanto, na Grécia antiga, as corujas eram associadas a Atenas, a deusa da sabedoria, e eram consideradas sortudas. Como Atena também era a deusa da guerra, a coruja era considerada um presságio de sorte para os soldados. A associação com a coruja cruza com o cognato romano de Atenas, Minerva, também. Uma coruja também acompanha (ou carrega) Lakshmi, a deusa hindu da prosperidade e sabedoria.
Na Roma antiga, uma coruja morta pregada na porta de uma casa à protegia do mal. Os romanos associavam a coruja com bruxas que mudam de forma. Em várias tribos nativas americanas, a coruja pode ser um sinal de má sorte, doença ou morte iminente. No entanto, no País de Gales, o grito da coruja foi considerado um prenúncio da perda da virgindade, o que não é necessariamente negativo.
No antigo Egito, o hieróglifo da coruja representava a letra M e simbolizava sabedoria, conhecimento relacionado à deusa mística e segredos, todas associações ainda comumente feitas com a coruja hoje.
Chamamos as pessoas que são ativas e produtivas à noite de “corujas da noite”. O substantivo coletivo para um grupo de corujas é um “parlamento”.
Presságios e significado divinatório: a coruja, com sua capacidade de ver e ouvir com muita precisão, pode atravessar a ofuscação e a escuridão. Pode estar lhe trazendo a mensagem de que você tem a capacidade de fazer o mesmo se você se concentrar.
A coruja não consegue ver nada de perto, então pode ser um aviso para você prestar mais atenção às coisas ao seu redor. Não seja cego para o que está acontecendo bem debaixo do seu nariz.
Muitas das associações culturais da coruja são negativas, mas olhe além por um momento e veja a coruja como um mensageiro da escuridão e da incerteza da vida, do Outro mundo ou do seu subconsciente. Em vez de temer por suas notícias, aprecie e dê as boas-vindas. Você pode não gostar de receber notícias que não sejam positivas ou a seu favor, mas receber um aviso prévio é realmente uma coisa valiosa, porque você pode se preparar para um desafio ou dificuldade.
A coruja pode estar lembrando você de acessar sua própria sabedoria e intuição, de ver através da ilusão ou do engano, ou de confiar em si mesmo em um momento de incerteza.
Energias associadas: visão aguçada, audição excelente, sabedoria, profecia
Temporada associada – Estações do ano: outono
Associação de elemento: Ar
Associações de cores: marrom, amarelo-claro, branco, cinza, preto.
Fonte: a maior parte de BIRDS